“Reunião foi muito interessante”

O grupo de Bilderberg é sinónimo de influência e ao mesmo tempo de secretismo. Entre 14 a 17 de Maio, a sua reunião anual juntou a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, e o então ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, em Atenas, na Grécia. Os dois cruzaram-se no encontro, mas ao CM o ex-governante destacou, apenas, que o resultado do debate de conjunto “foi muito interessante”.

01 de setembro de 2009 às 00:30
“Reunião foi muito interessante” Foto: Miguel Veterano Júnior
Partilhar

Neste clube de reflexão, com 55 anos de existência, em que participam tradicionalmente líderes da Europa e dos Estados Unidos, só  a lista de presenças é pública, além do enquadramento da reunião. E cabe a um português, Francisco Pinto Balsemão, indicar os nomes de figuras nacionais para participarem no encontro anual, sendo o único membro luso do clube que tem por objectivo apontar linhas políticas. 

Algumas das personalidades nacionais que já participaram nestes encontros foram António Guterres, Santana Lopes e José Sócrates. Em comum têm o facto de terem estado presentes nas reuniões um ano antes de serem chefes de Governo. Durão Barroso participou em três: 1994, 2003 e 2005.

Pub

Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos convidados em 1998. Na altura era presidente do PSD e recorda, por exemplo, a presença do então líder do PSOE, Joaquín Almunia. Ao CM destaca que participam “pessoas que têm alguma influência na sociedade” naquele momento. Em 2008, António Costa (PS) e Rui Rio (PSD) foram os convidados.

PSD NÃO FAZ COMÍCIOS

Manuela Ferreira Leite não terá um único comício na sua campanha, ainda que estejam previstos dois jantares com centenas de pessoas. A gripe A não condiciona para já a campanha laranja, mas a imagem de autocarros que transportam militantes para encher pavilhões fica fora do roteiro. Até porque a líder do PSD defende que uma campanha de “esclarecimento” não se faz  “com pessoas aos gritos”, levadas de autocarro de um lado para o outro.

Pub

Reuniões com a sociedade civil, contactos de rua e sessões de esclarecimento ao fim da tarde  marcam a  estratégia. Ferreira Leite desloca-se a Berlim dia 4 de Setembro para um encontro com a chanceler Angela Merkel e não terá iniciativas nos dias de debates televisivos. Convites a ‘barões’ do partido para a campanha também não serão feitos.

PORMENORES

TEMAS

Pub

Este ano, o grupo de Bilderberg debateu temas como a crise internacional, a situação no Iraque, Paquistão e Afeganistão. Participaram 130 personalidades destacadas da Política Internacional, Banca, Indústria e Comunicação.

SECRETISMO

O clube justifica a reflexão “privada” para estimular a discussão “franca e aberta” na qual já participaram Aguiar Branco (PSD), Morais Sarmento (PSD) e Augusto Santos Silva (PS), todos na qualidade de ministros.

Pub

PRIMEIROS-MINISTROS

Entre 3 e 6 Junho de 2004, Santana Lopes e José Sócrates foram os convidados. Em Julho de 2004, Santana substitui Durão Barroso no Governo. José Sócrates é o novo primeiro-ministro em Março de 2005. António Guterres participou  em 1994, antes de vencer as Legislativas de 1995.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar