Rui Moreira consegue maioria absoluta no Porto

Presidente da Câmara do Porto atacou o PSD no discurso de vitória.

01 de outubro de 2017 às 22:11
Rui Moreira Foto: Manuel Araújo / Lusa
Rui Moreira, durante a campanha das autárquicas de 2017 Foto: José Coelho/Lusa
Rui Moreira quer mais cultura, educação e turismo na invicta Foto: CMTV

1/3

Partilhar

Rui Moreira alcançou um triunfo histórico no Porto, ao conseguir ganhar as eleições autárquicas com maioria absoluta. O movimento "Rui Moreira o Nosso Partido é o Porto" conseguiu eleger 7 dos 13 vereadores, garantindo que vai governar a cidade com maioria absoluta. Moreira conseguiu 44,4% dos votos. O PS, liderado por Manuel Pizarro, ficou em segundo lugar, com quatro vereadores e 28% dos votos - até subiu a votação e conquistou mais um vereador em relação a 2013, mas não vai se preciso a ajuda do PS para Moreira governar, como aconteceu até agora.

Pub

Na hora da vitória Rui Moreira indicou como "grandes derrotados" os sociais-democratas Rui Rio e Paulo Rangel. E justificou: "as autárquicas do Porto não são as primárias secretas do PSD".

Para Moreira, António Tavares (social-democrata, mandatário da candidatura do PSD à autarquia portuense), Rui Rio (ex-presidente da Câmara do Porto) e o eurodeputado Paulo Rangel são "os grandes derrotados" por "terem utilizado o Porto como território para disputas de índole nacional".

Prometendo governar a cidade "sem deixar de ouvir todos", Moreira agradeceu ao CDS-PP por tê-lo apoiado "sem condição", deixou "um abraço ao amigo Manuel Pizarro (cabeça de lista do PS à Câmara do Porto) mas criticou o PS porque o apoio que lhe oferecia "tinha um preço" que o movimento independente "não quis pagar", ao mesmo tempo que, durante a campanha do concelho, "tentou nacionalizar as eleições".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar