Sócrates acusa juiz Carlos Alexandre
Ex-primeiro-ministro fala em "abuso de poder".
José Sócrates classificou de abuso de poder a entrevista do juiz Carlos Alexandre emitida a um semana de terminar o prazo indicativo para ficar concluída a investigação do processo Marquês, onde o antigo primeiro-ministro é um dos 12 arguidos.
"Esta atuação do Sr. Juiz de Instrução configura um inqualificável abuso de poder. Parece que se diz que o juiz de instrução é no nosso ordenamento jurídico, o juiz dos direitos", escreveu José Sócrates em artigo de opinião publicado no DN
O antigo primeiro-ministro sublinhou que nunca teve contas bancárias em nome de amigos e por isso acusa Carlos Alexandre de fazer uma insinuação injusta.
"O Sr. Juiz referiu que não tem contas bancárias em nome de amigos. Tal alusão que nada vinha a propósito, não pode deixar de ser entendida como uma cobarde e injusta insinuação baseada na imputação que o ministério público me fez no referido processo", escreveu.
Na sequência das declarações de Carlos Alexandre, o antigo primeiro-ministro decidiu processar o juiz de instrução: "Dei instruções aos meus advogados para apresentarem as respetivas queixas aos órgãos judiciais competentes".
No âmbito da "Operação "Marquês" o ex-primeiro ministro José Sócrates esteve preso preventivamente nove meses. Há um ano atrás a medida de coação foi alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt