Sócrates com entrevista recusada pelo MP
Última palavra será do diretor-geral dos serviços prisionais.
O Ministério Público (MP) e o juiz de instrução deram um parecer negativo à entrevista de José Sócrates ao jornal Expresso, avançou esta segunda-feira a SIC Notícias.
No entanto, a última palavra será do diretor-geral dos Serviços Prisionais, que decidiram seguir a decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal e rejeitar os pedidos de entrevista de órgãos de comunicação social ao ex-primeiro-ministro José Sórares, em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora.
De acordo com a resposta dos Serviços Prisionais, a direção geral solicitou parecer ao tribunal à ordem do qual Sócrates cumpre prisão preventiva e a decisão foi no sentido de rejeitar tal pedido de entrevista. Na resposta, o tribunal diz que se opõe a "que se conceda autorização para a realização das entrevistas solicitadas (...) ao arguido José Pinto de Sousa", sem que na resposta dos serviços prisionais se perceba a justificação.
"Esta direção-geral cumpre a decisão do douto tribunal e nos termos da lei nada mais lhe compete decidir", lê-se na resposta dos serviços prisionais.
Três semanas em prisão preventiva
José Sócrates está detido preventivamente desde a madrugada de 25 de novembro, indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção. Na madrugada desta terça-feira o antigo governante cumprirá três semanas em prisão preventiva.
O advogado do ex-primeiro-ministro decidiu adiar a entrega do recurso, que estava marcada para esta segunda-feira, contra a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro, alegando que necessita de consultar primeiro o seu cliente.
Até esta segunda-feira, deram entrada no Supremo Tribunal de Justiça três pedidos de 'habeas corpus', todos à revelia da defesa do antigo primeiro-ministro. O primeiro pedido de 'habeas corpus' foi recusado por falta de fundamento legal, o segundo não chegou a ser admitido para apreciação e o terceiro será decidido na quarta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt