Sondagens decidem candidatos a Faro
Sondagens ao eleitorado vão decidir os candidatos do PS e do PSD à Câmara de Faro, nas eleições autárquicas de outubro. Só depois serão escolhidos os nomes que os dois maiores partidos vão apresentar no município capital do Algarve.
O PS iniciou a consulta ao eleitorado ontem e só no final da semana deverá ser conhecido o resultado. Entretanto, o líder da concelhia, Luís Graça, convocou uma reunião da comissão política para terça--feira. Luís Graça recusou prestar declarações, referindo que apenas falará sobre a candidatura que o PS vai apresentar a Faro precisamente na reunião.
O CM sabe, no entanto, que na sondagem socialista estão, entre outros, Paulo Neves – que esta semana viu renovado o lugar como administrador dos Hospitais Particulares de Portugal/Algarve – e João Marques, antigo número dois no executivo de José Apolinário. Este último não consta na sondagem mas o PS não descarta uma nova candidatura à autarquia que Apolinário liderou entre 2005 e 2009.
Do lado laranja, Macário Correia está descartado, conforme o CM já noticiou, e será a sondagem a definir o sucessor. Cristóvão Norte, líder da concelhia, ou Luís Villas-Boas, responsável do refúgio Aboim Ascensão, são alguns dos nomes em cima da mesa, como hipóteses para o PSD.
Entretanto, sexta-feira à noite a Assembleia Municipal de Faro aprovou, por 17 votos contra 14 e uma abstenção, uma moção de censura a sancionar a atitude de Macário Correia, que se mantém à frente da autarquia. Mais ou menos à mesma hora, em Loulé, Marcelo Rebelo de Sousa defendia que Macário devia acatar a sentença dos tribunais e deixar a presidência da Câmara de Faro.
VALENTIM ROSADO FOI CONVIDADO
O PSD convidou José Valentim Rosado, antigo presidente da Câmara de Lagos, para ser o cabeça de lista às eleições de outubro naquele concelho, após realização de uma sondagem.
"Estou a fazer uma grande ponderação, mas tudo aponta para que não venha a aceitar", refere José Valentim Rosado. Em declarações ao CM, o ex-autarca mostra-se "muito agradecido à população e ao partido", mas considera que já deu o seu contributo em termos de "serviço público", defendendo que seria positivo aparecer "um candidato mais novo". O CM sabe, no entanto, que o partido ainda não desistiu de tentar convencer Valentim Rosado a ser o candidato. Pela parte do PS, a escolha já está definida há algum tempo: Joaquina Matos. A candidata exerceu as funções de vice-presidente de câmara até setembro de 2011, altura em que renunciou ao cargo por "motivos pessoais".
PSD DEVE APOSTAR EM JOSÉ DIAS
Em Portimão, o PSD também avançou com uma sondagem. Segundo apurou o CM, Carlos Martins, ex-secretário de Estado da Saúde e Turismo, foi o vencedor, por curta margem.
José Dias, atual vereador, ficou em segundo lugar, mas deverá ser a escolha do partido para se candidatar à presidência da câmara (Carlos Martins foi entretanto nomeado presidente da administração do Hospital de Santa Maria, em Lisboa). O problema é que o atual presidente da concelhia, Pedro Xavier, pretendia encabeçar a lista social--democrata, tendo, inclusive, o seu nome sido aprovado pela própria concelhia. A situação tem gerado uma grande tensão no partido.
No PS, Isilda Gomes, ex-vice-presidente da câmara e governadora civil de Faro no Governo de Sócrates, é o nome escolhido. Mas existe divisão interna sobre os restantes elementos da lista.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt