Terceira travessia do Tejo vai ter ponte entre o Barreiro e o Seixal
A ponte será rodoviária, mas ainda está em cima da mesa a opção de acrescentar uma linha de metro.
Depois do anúncio da re-privatização da TAP, o executivo de Luís Montenegro decidiu incluir na Terceira Travessia do Tejo (TTT), uma ponte que irá ligar o Barreiro ao Seixal. Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas, indicou ainda que “a ponte vai ser rodoviária e está a ser estudada a possibilidade de ter também uma linha de metro”.
Em conferência de imprensa, o governante anunciou outras decisões relativas ao novo aeroporto de Lisboa, o aeroporto Luís de Camões, assim como os seus acessos.
No caso da TTT, os estudos preliminares apontam para uma ponte rodo-ferroviária com duas ou três vias rodoviárias e quatro linhas ferroviárias, incluindo ligações de alta velocidade. A novidade foi a construção de uma ponte entre o Barreiro e o Seixal na rota da TTT.
Esta quinta-feira Luís Montenegro anunciou a aprovação do decreto de lei em Conselho de Ministros para a re-privatização da TAP em 49,9% do seu capital social.
Esta decisão tem como objetivo recuperar o dinheiro investido pelo Estado e consequentemente, o aproveitamento das infraestruturas aeroportuárias, nomeadamente o desenvolvimento do aeroporto Luís de Camões e as suas ligações.
Em maio, o Conselho de Ministros aprovou a resolução para concluir os estudos relativos à concretização de uma Terceira Travessia do Tejo (TTT) que liga o Barreiro a Chelas assim como uma ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid.
A TAP foi privatizada pelo governo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho em novembro de 2015 mas a operação foi parcialmente revertida pelo governo PS de António Costa, apoiado no Parlamento pelo PCP, BE e Os Verdes. Em 2020 a TAP voltou à esfera do Estado, devido às despesas causadas pela pandemia do Covid-19.
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