Tribunal readmite Isaltino em Oeiras

“Ganhámos”, reagiu a candidatura. Incidente de suspeição fica sem efeito.

15 de agosto de 2017 às 01:30
Isaltino Morais Foto: Ricardo Pereira
Isaltino Morais Foto: Ricardo Pereira
Isaltino Morais Foto: Ricardo Pereira
Isaltino Morais Foto: Ricardo Pereira
Isaltino Morais Foto: Ricardo Pereira

1/5

Partilhar

Isaltino Morais vai mesmo a votos. O Tribunal de Oeiras readmitiu ontem a candidatura do Grupo de Cidadãos Eleitores ‘Isaltino – Inovar Oeiras de Volta’ aos órgãos autárquicos do município. Esta decisão surge depois de o candidato ter apresentado reclamação, a 10 de agosto, da rejeição do juiz Nuno Tomás Cardoso, também afilhado de casamento de Paulo Vistas, atual presidente em Oeiras e recandidato nas eleições de 1 de outubro.

"Ganhámos", disse ao CM fonte oficial da candidatura. "Esta decisão vem repor a normalidade no processo eleitoral, devolvendo aos cidadãos o poder de decisão sobre quem deve governar Oeiras", reagiu, mais tarde, o movimento de Isaltino, em comunicado.

Pub

Na mesma altura em que entregou a reclamação no Tribunal de Oeiras, Isaltino remeteu um requerimento de incidente de suspeição de juiz, tendo em conta a relação de proximidade com Paulo Vistas.

Em relação a esta matéria, o tribunal fez saber que "não se justifica a dedução" do referido incidente, lembrando que o juiz do Tribunal de Sintra tomou aquela decisão quando cumpria turno de apoio às autárquicas em Oeiras, entre 1 e 8 de agosto, e, nesse sentido, não teria mais intervenção no processo. Tal como o CM noticiou, foi o próprio Nuno Tomás Cardoso que se voluntariou para prestar aquele serviço.

Pub

Entre as decisões tomadas pelo juiz esteve também a rejeição da candidatura do movimento ‘Renascer Oeiras 2017’, de Sónia Gonçalves, e que também ontem foi readmitida. 

PORMENORES

Confiança

Pub

"Dia 1 de outubro, estamos confiantes, os oeirenses vão ter Oeiras de Volta", escreveu a candidatura de Isaltino Morais num comunicado, depois de receber luz verde para avançar nas eleições.

Investigação

O Conselho Superior da Magistratura informou que vai investigar o juiz Nuno Tomás Cardoso, que recusou a candidatura de Isaltino. "Para cabal apuramento da situação", esclareceu aquele órgão.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar