Trump liga a Montenegro solidário com vítimas do Elevador da Glória

Chamada aconteceu ao início da manhã, quando Luís Montenegro estava em Macau, no âmbito da visita oficial à China.

11 de setembro de 2025 às 01:30
Luís Montenegro recebeu telefonema de Donald Trump Foto: PAULO NOVAIS/Lusa
Partilhar

O presidente norte-americano ligou ao primeiro-ministro português, esta quarta-feira. A chamada aconteceu ao início da manhã, quando Luís Montenegro estava em Macau, no âmbito de visita oficial à China. “Conversei ao telefone com o presidente Donald Trump no âmbito da nossa aliança e das relações bilaterais. Ambos vemos muitas oportunidades para estreitarmos as ligações económicas, políticas e culturais entre os EUA e Portugal”, escreveu nas redes sociais, em que revelou o contacto.

Do republicano, ouviu ainda palavras de apoio a propósito do acidente no elevador da Glória. “Agradeci, sensibilizado, a solidariedade”, destacou.

Pub

O telefonema ocorreu um dia depois de o chefe do Governo ter sido recebido, em Pequim, pelo presidente chinês. Montenegro disse então que os dois países têm mantido “em muitas ocasiões uma base de cooperação e de partilha de valores”. Uma semana antes, Xi Jinping desfilou ao lado dos líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da Coreia do Norte, Kim Jong-un, numa demonstração de poder do bloco de países que se opõe aos Estados Unidos.

Recorde-se que, no final do mês passado, um outro episódio agitou as relações diplomáticas. O protagonista foi o Presidente da República, que acusou Trump de ser “um ativo russo”. O comentário de Marcelo Rebelo de Sousa, que teve eco nalguma impressa internacional, levou o Ministro dos Negócios Estrangeiros a lembrar publicamente que a diplomacia está nas mãos de São Bento e não de Belém. “A política externa é conduzida pelo Governo”, sublinhou Paulo Rangel. Esta quinta-feira, há mais um encontro ao mais alto nível. Montenegro reúne-se, em Tóquio, com o homólogo japonês. Na sexta-feira, visita a Expo 2025, em Osaka.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar