Ventura diz que boletins não chegam a emigrantes e pede esclarecimento à CNE

Presidente do Chega disse que, "se for necessário", o partido "fará também essa queixa partidariamente", mas sustentou que "era melhor que a CNE respondesse".

12 de maio de 2025 às 13:33
André Ventura Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O presidente do Chega disse esta segunda-feira que tem recebido denúncias de que os boletins de voto não estão a chegar aos portugueses que votam no estrangeiro e pediu à Comissão Nacional de Eleições (CNE) que esclareça esta questão.

"Nós temos recebido inúmeras denúncias, penso que vocês também, penso que aliás as comunidades o têm feito publicamente, em vídeos e em denúncias, que os boletins não estão a chegar às nossas comunidades para se poder votar. Era importante que a Comissão Nacional de Eleições respondesse sobre isto", afirmou.

Pub

André Ventura falava aos jornalistas durante uma curta arruada em Évora, ao final da manhã.

Depois de uma interação com um homem, o líder do Chega chamou os jornalistas para denunciar a situação e deixar este apelo à CNE.

O presidente do Chega disse que, "se for necessário", o partido "fará também essa queixa partidariamente", mas sustentou que "era melhor que a CNE respondesse publicamente sobre isto".

Pub

"Se fez o mesmo envio que noutros anos, se cumpriu todos os procedimentos nesta matéria e porquê é que os emigrantes não estão a recebê-lo. Nós temos de facto encontrado muita gente pela rua, agora lembrem-me porque este senhor veio-me dizer exatamente o mesmo, e acho que é uma questão que é relevante para todos os partidos, que é porquê é que os nossos emigrantes não estão a receber esses boletins de voto", afirmou.

André Ventura assinalou que a estas "inúmeras denúncias de pessoas que estão registadas e não estão a receber" os boletins de voto chegam "da Suíça, Luxemburgo, Estados Unidos ou Brasil".

"Das duas, uma, ou não querem que eles votem, e aí é melhor deixarmos de andar a dizer que eles são importantes e que para nós é um voto da diáspora muito relevante, ou então aconteceu alguma coisa e essa alguma coisa era importante questionar", defendeu.

Pub

Na ocasião, Ventura foi questionado também sobre o líder do PSD ter dito no domingo à noite, num programa humorístico na SIC, que as listas de candidatos a deputados do Chega não foram divulgadas publicamente.

"É falso, os candidatos do Chega estão publicados precisamente pela Comissão Nacional das Eleições. A única coisa que não conhecemos não é os deputados do Chega, é os clientes do Luís Montenegro", respondeu.

Depois de o partido ter anunciado os cabeças de lista e ter entregado as listas nos vários círculos, a Lusa pediu várias vezes à assessoria do partido para ter acesso a esses nomes, mas não teve resposta.

Pub

Por lei, as listas de todos os partidos são afixadas à porta dos tribunais de cada círculo. Atualmente podem também ser consultadas no 'site' da CNE.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar