Zona Euro à mesa de Marcelo
Presidente tenta consensos mínimos.
A primeira reunião do Conselho de Estado, o órgão de consulta do Presidente da República, vai ouvir esta quinta-feira uma exposição sobre a situação do sistema financeiro na Zona Euro da autoria de Mario Draghi. O presidente do Banco Central Europeu (BCE) vem a convite de Marcelo Rebelo de Sousa e responderá às dúvidas colocadas pelos conselheiros de Estado.
Draghi não ficará para o final do encontro, mas deve dar algumas pistas sobre a consolidação do setor bancário europeu e sobre as consequências para Portugal se o País não conseguir manter o rating da dívida soberana acima da classificação de "lixo", que só a agência de notação financeira canadiana DBRS concede.
Antes do Conselho de Estado, que começa às 15h00, Mario Draghi almoça com o Presidente da República, o primeiro- -ministro, António Costa, e o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
O programa de estabilidade e o Plano Nacional de Reformas são os outros temas da agenda e o objetivo é criar uma plataforma mínima para se alcançarem entendimentos. Por isso, Marcelo defendeu ontem um consenso sobre o sistema político, a saúde e, mais tarde, na Segurança Social. E saudou as propostas do PSD para o plano de reformas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt