Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Joacine e o Livre: "Não existe conflito absolutamente nenhum"

Assembleia do partido vai discutir o parecer da Comissão de Ética e Arbitragem.
8 de Dezembro de 2019 às 12:11
Joacine Katar Moreira do Livre
Joacine
Joacine Katar Moreira do Livre
Joacine
Joacine Katar Moreira do Livre
Joacine
A deputada única do LivreJoacine Katar Moreira, garantiu, este domingo, que "não existe conflito absolutamente nenhum" entre si e o partido, à chegada à assembleia onde se vai discutir o parecer da Comissão de Ética e Arbitragem, elaborado por Ricardo Sá Fernandes, sobre a sua abstenção num voto de condenação a um ataque de Israel a Gaza no Parlamento. 

"Há uma relação de diálogo e entendimento e é sobre isso que iremos falar", disse a deputada, aos jornalistas, à chegada. "Há uma relação de diálogo e entendimento e é isto que iremos ali falar", frisou, descartando fazer mais declarações. 

Já Rui Tavares, um dos fundadores do Livre, afirmou que o partido "reconhece dificuldades e erros". "Todos os partidos têm conflitos e aquilo que os distingue é a maneira como os sabem resolver", defendeu.

Recorde-se que a Assembleia da República aprovou um voto do PCP de "condenação da nova agressão israelita a Gaza", que contou com a abstenção da deputada única do Livre, levando a que, no dia seguinte à votação, o partido fundado por Rui Tavares manifestasse preocupação com o voto "em contrassenso" com o programa e as posições do Livre, de acordo com um comunicado da direção do partido.

Em resposta, Joacine Katar Moreira atribuiu o sentido do seu voto a uma "dificuldade de comunicação" com a direção do Livre, afirmando terem sido "três dias de contacto infrutífero", e mostrou-se surpreendida com a posição do partido.

Posteriormente, Pedro Nunes Rodrigues, da direção do Livre, assegurou à Lusa que nunca foi pedido pelo gabinete de Joacine Katar Moreira qualquer apoio específico no voto sobre a Palestina, mas adiantou que o partido continuaria a trabalhar com a deputada "para que a legislatura corra da melhor forma, sem problemas de comunicação".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)