Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Centeno já só espera nomeação do Governo

Conselho de Ministros já pode, oficialmente, indicar o ex-ministro para governador do Banco de Portugal.
Wilson Ledo 16 de Julho de 2020 às 08:48
Mário Centeno ultrapassou passo obrigatório no Parlamento e está em condições de rumar ao regulador
Mário Centeno ultrapassou passo obrigatório no Parlamento e está em condições de rumar ao regulador FOTO: Lusa
As portas do Banco de Portugal estão agora totalmente abertas para Mário Centeno. Depois de aprovado o relatório parlamentar e de ultrapassada a providência cautelar do Iniciativa Liberal, o Conselho de Ministros pode avançar com a nomeação oficial. A decisão pode ser tomada já na reunião de hoje.

O Parlamento aprovou ontem o relatório da audição de Centeno com o voto a favor do PS e as abstenções do PSD e PCP. Já Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal, PAN e o social-democrata Álvaro Almeida chumbaram.
A votação na Comissão de Orçamento e Finanças foi marcada pelas críticas à escolha do ex-ministro das Finanças para a liderança do regulador bancário. Vários deputados especificaram que não votaram contra o relatório mas sim contra a escolha de Centeno. Já o PCP apresentará uma declaração de voto para mostrar que a abstenção foi ao conteúdo do documento e não à nomeação. O PSD espera que o Governo saiba retirar "ilações" do relatório, onde figura a intenção de chumbo de seis partidos ao nome indicado.

O documento, sem caráter vinculativo, fez apenas uma transcrição da audição, não deixando qualquer avaliação sobre se o candidato cumpre os critérios para ser governador.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)