Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

ACORDO DE PARCERIA COM TRABALHISTAS DE LULA

Poucas vezes a célebre frase “uma mão lava a outra” deve ter sido tão bem aplicada quanto agora para definir as razões da realização em São Paulo da reunião da Internacional Socialista (IS). A questão mais importante reverte a favor do Partido dos Trabalhadores (PT). Espera-se um acordo de parceria entre a IS e os “Trabalhistas” de Lula da Silva.
27 de Outubro de 2003 às 00:00
Até há pouco tempo com relações parcas e tensas, tanto a cúpula da IS quanto a do PT, acham que têm muito a ganhar com o evento, e esqueceram velhas rivalidades para permitir a sua concretização.
O PT não pertence à IS, sempre se posicionou muito mais à esquerda, chegando vários dos seus mais destacados líderes a considerar a organização uma "fachada" de partidos europeus de direita que tinham vergonha de se assumir como tal. Hoje, no governo, esses mesmos líderes desfazem-se em sorrisos para os grandes da IS, como convém a um bom anfitrião. Verdade é que o PT não passa de observador.
O que o partido quer na verdade é aproveitar a repercussão no mundo (leia-se Europa) da reunião para mostrar que não é mais o mesmo radical que foi durante décadas. Isso ajudaria bastante a maior das obsessões de Lula: transformar-se no maior líder da América Latina, mas com circulação privilegiada pelos centros de poder do velho mundo.
Para a IS, a reunião no Brasil pode ser a grande oportunidade de sanar crises internas e recuperar peso político e prestígio perdidos, ainda mais após vitórias da direita em alguns países europeus. Há quem considere muito positiva a reunião no Brasil, achando que a organização pode beneficiar da esmagadora vitória eleitoral de Lula nas eleições do ano passado. Assim em jeito de mostrar que são possíveis reviravoltas e resultados inesperados e consagradores, e que a esquerda de hoje, até na América Latina, onde os ânimos são mais exaltados e as posições mais extremadas, não é mais o "bicho papão" que alguns achavam e que, no poder, o discurso inflamado dá lugar ao pragmatismo sensato.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)