page view

Acordo à esquerda divide PS de Costa

Rostos próximos de Costa desvalorizam.

11 de outubro de 2015 às 09:37

Acredita que Costa vai tentar um Governo à esquerda?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Acredita que Costa vai tentar um Governo à esquerda?

A possibilidade de um acordo de incidência parlamentar ou uma coligação entre PS, PCP e BE para formar governo está a provocar uma fratura do PS, que ficou ontem mais evidente com o anúncio da demissão de Sérgio Sousa Pinto do Secretariado Nacional do PS, o núcleo duro do líder do partido, António Costa.

Eurico Brilhante Dias, deputado eleito por Castelo Branco, não tem dúvidas: "Sérgio Sousa Pinto é apoiante de António Costa desde o momento zero." Ao CM, o membro da direção do ex-líder António José Seguro acrescenta: "Há uma fratura evidente no partido."

Várias vozes socialistas têm- -se levantado contra a hipótese de um governo de esquerda: além de Sousa Pinto, Francisco Assis, Álvaro Beleza, António Galamba, Seixas da Costa, João Proença, Vital Moreira e Vera Jardim. "A discordância não se resume aos chamados ‘seguristas’, vai muito além." Em sentido contrário, fonte do núcleo duro de Costa desvaloriza a saída de Sousa Pinto. "Tem zero impacto na vida do partido e não tem o peso que lhe querem dar", frisa.

Certo é que há quem lembre que o maior desafio dos socialistas não passa por um acordo com o PCP – que fez uma mudança tática de posicionamento – e é um partido em que a decisão de apoio aos socialistas facilmente se torna vinculativa a todo o partido por força do comité central. Pelo contrário, há quem receie que não seja possível fechar um acordo estável com o BE: Catarina Martins viu a liderança sair reforçada pela boa campanha que fez e pelo consequente bom resultado eleitoral, mas há quem sublinhe que o Bloco continua a reunir várias fações, sem que o peso da líder seja evidente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8