Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Afluência de 65% e centenas de protestos

A Comissão Nacional de Eleições recebeu "centenas de protestos" de cidadãos eleitores, com maior ênfase nas declarações de alegado conteúdo político feitas por Mário Soares e António Guterres próximo de assembleias de voto. A CNE revelou ainda que cerca de 65% do eleitorado participou nas legislativas deste domingo, o que se traduz numa afluência dignificante para a jovem democracia portuguesa.
20 de Fevereiro de 2005 às 19:18
A julgar pelas declarações de Godinho de Matos, da CNE, à Rádio TSF; estas legislativas podem ter marcado uma inversão na tendência de subida da abstenção que se tem verificado nos últimos actos eleitorais. É um primeiro dado favorável ao exercício da democracia em Portugal.
Godinho de Matos revelou ainda que a CNE recebeu centenas de protestos e pedidos de esclarecimento de cidadãos eleitores. Além da presença de cartazes junto a assembleias de voto e até a interrupção para almoço decidida pelos responsáveis de uma assembleia de voto no distrito de Chaves; a maior parte das queixas relacionava-se com as declarações hoje feitas por Mário Soares e por António Guterres.
Estes ex-dirigentes socialistas proferiram junto a assembleias de voto declarações consideradas de teor político, o que é proibido em dia de eleições. A CNE pediu de imediato às televisões e às rádios que parassem de emitir as declarações de Soares. Godinho de Matos revelou que, face ao volume de protestos a este respeito, a CNE vai ter de formalizar uma deliberação sobre o assunto. Isso será feito na próxima reunião da CNE, na terça-feira dia 1 de Março.
Sobre os boicotes em Germil, Ponte da Barca, e no Soito, Sabugal; Godinho de Matos explicou que cabe agora aos governadores civis das respectivas áreas decidir pela repetição ou não do acto eleitoral. De qualquer forma, o porta-voz da CNE comentou que essa repetição só fará sentido se o escrutínio nessas freguesias for considerado decisivo para os resultados dos respectivos distritos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)