"Temos um primeiro-ministro a anunciar planos anticrise e um ministro da Agricultura que não sabe tomar decisões a tempo, prejudica a economia rural e contribui assim para aumentar a crise", acusou Paulo Portas, num vídeo colocado no YouTube.
A situação foi confirmada pelo secretário-geral da Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP), Luís Mira, que adiantou que 90% das candidaturas não obtiveram resposta do Governo. Em causa está o acesso a verbas para a modernização do sector da Agricultura.
"Perdeu-se mais um ano, mais uma oportunidade. O Estado é muito bom a penalizar o contribuinte que se atrasa, mas nunca cumpre os prazos", afirmou ao CM Luís Mira. Segundo adiantou, o prazo para avaliar as candidaturas terminou dia 10. Fonte do Ministério da Agricultura garantiu que as verbas (cerca de 60 milhões) poderão ser aplicadas no próximo ano.
Luís Mira lamentou ainda que mais de 180 milhões de euros em fundos comunitários tenham sido "desperdiçados por incapacidade do Governo".
SAIBA MAIS
PRODER
O PRODER é um instrumento estratégico e financeiro de apoio ao desenvolvimento rural do Continente, para o período 2007-2013.
4,4 milhões de euros. Este é o valor de despesa pública envolvida no PRODER.
CPMPETITIVIDADE
O projecto tem como objectivo aumentar a competitividade dos sectores agrícola e florestal e revitalizar económica e socialmente as zonas rurais.