Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

“Agricultura esteve 20 anos esquecida”

Luís Mira, Secretário da Confederação dos Agricultores de Portugal, fala sobre a atenção dada à agricultura pelo Presidente
11 de Junho de 2011 às 00:30
“Agricultura esteve 20 anos esquecida”
“Agricultura esteve 20 anos esquecida” FOTO: DR

Correio da Manhã – Como vê a atenção dada agora à agricultura pelo Presidente da República?

Luís Mira – É muito importante para os agricultores. A crise voltou a recolocar a agricultura comoum sector vital para o sistema produtivo do País e vai ajudar-nos a sair dela porque pode fomentar as exportações e impedir as importações.

– Por que razão é que o sector foi menosprezado?

– Pois, é um facto. A agricultura esteve esquecida pelo poder político nos últimos 20 anos, mas agora há sinais positivos de que vai voltar a merecer a devida atenção, não só por aquilo que pensa o Presidente da República mas pelo que foi dito na campanha eleitoral.

– Defende que o próximo ministro da Agricultura tenha um importante peso político?

– O importante é que o Governo todo olhe para a agricultura como uma mais-valia e um sector essencial para o País. Em Espanha, para defenderem o seu pepino, interveio o presidente do governo e o rei. Em Portugal, dou-lhe um exemplo: José Sócrates foi seis anos e meio primeiro-ministro e não teve agenda para marcar presença em nenhuma edição da Feira Nacional de Agricultura em Santarém [a edição deste ano termina amanhã].

– Cavaco Silva disse que a aposta na agricultura pode minimizar os efeitos da desertificação. Acredita no regresso às aldeias?

– Acredito que muitas pessoas das zonas rurais podem não ter alternativa e voltar à agricultura. Já será mais difícil ver pessoas abandonar as grandes cidades para regressar e investir no mundo rural.

– Se não houver uma mudança na política agrícola do País, vai continuar a falta de mão-de-obra no sector?

– Sim, vai ser um problema complicado de resolver, porque é muito difícil levar pessoas para o Interior, uma região com baixa densidade populacional.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)