Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Alberto João Jardim rumo à 9ª vitória

O dia de hoje poderá assinalar a 9.ª vitória consecutiva de Alberto João Jardim em eleições legislativas regionais. Em trinta anos de carreira política, o presidente demissionário conquistou a confiança dos madeirenses 40 vezes (legislativas, municipais e liderança partidária no PSD-M).
6 de Maio de 2007 às 00:00
 Sondagens indicam Alberto João Jardim como favorito à vitória
Sondagens indicam Alberto João Jardim como favorito à vitória FOTO: Duarte Sá / Reuters
Após uma campanha eleitoral marcada por infindáveis inaugurações, os resultados daquelas que são as primeiras antecipadas na Madeira não deverão, segundo indicam as sondagens, fugir à regra.
Fundador e líder do PSD-Madeira desde 1974 e chefe do executivo madeirense desde 1978, Alberto João Jardim, demitiu-se a 19 de Fevereiro em protesto contra a Lei de Finanças Regionais, que reduz em cerca de 450 milhões de euros as transferências do Estado até 2013 – um corte de 34 milhões de euros já em 2007 –, forçando a realização de eleições antecipadas na Região Autónoma da Madeira,
Além de Alberto João Jardim, pelo PSD, os madeirenses podem votar em Jacinto Serrão, líder do PS desde 2002, Paulo Martins, dirigente do BE, José Manuel Rodrigues, líder do CDS-PP desde 1996, Edgar Silva, cabeça de lista da CDU, Baltasar Aguiar, candidato do Partido da Nova Democracia e João Isidoro, do Movimento Partido da Terra.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)