Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Alegre no Portugal que anda

O Portugal que anda, na produção e na literatura, deu um tom peculiar ao segundo dia de campanha de Manuel Alegre. Antes de uma sardinhada em Buarcos e depois de já ter visitado a lota, onde mostrou conhecimentos de pescador a falar da faina, o candidato visitou a antiga Vidreira da Fontela, que a St. Gobain recuperou da falência para que a tinham atirado accionistas portugueses.
10 de Janeiro de 2006 às 00:00
A actual fábrica Mondego, onde 250 trabalhadores produzem garrafas de vidro com tecnologia certificada e energia tirada do gás natural, foi palco de revolta e desespero em 1985/86. Vários políticos estiveram em Fontela a ouvir os protestos e a luta chegou a obrigar o cancelamento de uma especial do Rali de Portugal. A empresa falida foi comprada pela St. Gobain. Hoje, com José Romão e José Santos na liderança, a fábrica pertence ao Portugal que anda para a frente, como Alegre viu.
Já depois da sardinhada, na visita a Eireira para homenagem ao poeta Afonso Duarte, Alegre lembrou-se que é naquela terra mágica que José Saramago situa o início do seu romance ‘Jangada de Pedra’. É a forma literária de pôr Portugal a andar, à deriva. Espera-se que a evocação não irrite outra vez Jerónimo de Sousa.
MELHOR
A campanha nas ruas da baixa de Coimbra.
PIOR
O constrangimento nos apertos de mão.
PROMESSA
“Arranjar uma editora que relance a obra de Afonso Duarte.”
SECRETO
Apesar das directas de Soares na pré-campanha, Alegre está na estrada sem o apoio logístico de um médico. Tem contudo a vantagem da directora operacional da campanha, Ana Sara Brito, ser enfermeira de profissão e presidente da Assembleia Geral da Ordem.
LÍNGUA AFIADA
"Nos últimos anos houve vários programas de governos e em quase nenhum se lia a palavra ‘mar’. Há grandes frotas pesqueiras em Espanha e França. Nós preferimos receber subsídios para abater as nossas." (Manuel Alegre)
AGENDA
Hoje o candidato começa o dia (10h00) em Viseu, com uma volta pela cidade. Depois passa por Lamego (14h30) e Viana do Castelo, onde janta às 20h00.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)