page view

Marcelo Rebelo de Sousa já foi operado e "correu bem"

Presidente deverá ficar internado "um ou dois dias" no hospital Curry Cabral.

28 de dezembro de 2017 às 13:43

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou a agenda prevista para esta quinta-feira e até dia 01 de janeiro para ser operado de urgência a uma hérnia umbilical, anunciou a Presidência em comunicado.

A operação "correu bem" e implicou um "pequeno corte" no intestino, explicou o médico Eduardo Barroso em comunicado realizado às 16h30. Marcelo Rebelo de Sousa deverá ficar internado no hospital Curry Cabral durante "um ou dois dias".

"É uma cirurgia tão simples que é feita pelos médicos mais novos", disse, acrescentando que "o repouso é o mínimo" pelo que o Presidente "pode fazer tudo, receber visitas e despachar documentos".Já Daniel de Matos, médico da presidência, referiu que "

Marcelo Rebelo de Sousa já recebeu a visita do ministro da Saúde. António Costa deverá visitar o Presidente amanhã pelo final da manhã.

"Esta operação estava há muito prevista para o início de janeiro, mas os médicos assistentes decidiram antecipá-la, por ter encarcerado", lê-se num comunicado colocado no "site" da Presidência da República.

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, segunda figura do Estado, e o primeiro-ministro, António Costa, foram previamente informados do que iria acontecer, afirmou à Lusa fonte da presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa "foi esta tarde internado no Hospital Curry Cabral [em Lisboa] para ser operado a uma hérnia umbilical" que está estrangulada ou encarcerada, em termos médicos, segundo a mesma nota.

De acordo com o comunicado, o Presidente "cancelou toda a agenda de hoje, bem como a dos próximos dias, incluindo as deslocações previstas para 31 de dezembro e 01 de janeiro", às regiões afetadas pelos incêndios de outubro.

Na agenda de hoje, Marcelo Rebelo de Sousa tinha prevista uma ronda de audiências com representantes dos juízes e dos magistrados do Ministério Público para discutir o pacto de justiça e os estatutos destas duas classes e uma cerimónia de entrega de insígnias a Carlos Ramos, que salvou várias pessoas no acidente ferroviário de Alcafache, em 1985.

Em 01 de janeiro, é tradicional o Presidente dirigir ao país uma mensagem de Ano Novo, que este ano deveria ser feita a partir de Vouzela, um dos concelhos afetados pelos incêndios de outubro, região que ia visitar nesses dias.

Em 31 de dezembro, o Presidente tinha planeado visitar os concelhos de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, e no dia 01 de janeiro de 2018 iria a Arganil, também no distrito de Coimbra, Santa Comba Dão e Vouzela, ambos no distrito de Viseu, de onde iria fazer, em direto, a mensagem de Ano Novo.

Marcelo Rebelo de Sousa passou o dia de Natal em Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, concelhos afetados pelos incêndios de junho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8