O médico João Lobo Antunes foi igualmente confirmado por Cavaco Silva como mandatário nacional e Vasco Valdez, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no Governo de coligação PSD-CDS, será mandatário financeiro do actual Chefe de Estado.
Entre as substituições, destaque para a escolha do mandatário da Juventude. A fadista Kátia Guerreiro é substituída pela maestrina Joana Carneiro.
Na Sala Fernando Pessoa, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Cavaco Silva fez questão de afirmar que a sua recandidatura “é estritamente pessoal, independente de todas as forças partidárias”. “O meu partido é Portugal”, sublinhou o chefe de Estado.
A este nível, Cavaco Silva lembrou que foi “rigorosamente isento face às diversas forças políticas” durante o mandato que ainda decorre. “Nunca permiti nem permitirei que a função presidencial seja instrumentalizada por quem quer que seja”, destacou. “A partir de hoje sou candidato sem deixar de ser Presidente da República, saberei distinguir as duas actividades de que sou portador”, acrescentou.