Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Alfredo de Sousa provedor

O ex-presidente do Tribunal de Contas, Alfredo José de Sousa, será o novo provedor de Justiça. Um ano após o início das negociações, PS e PSD chegaram finalmente a acordo e anunciaram, a poucas horas do fim do prazo, o nome do sucessor de Nascimento Rodrigues.
27 de Junho de 2009 às 00:30
PS e PSD escolheram Alfredo de Sousa para provedor de Justiça
PS e PSD escolheram Alfredo de Sousa para provedor de Justiça FOTO: Jorge Paula

Com eleição marcada para dia 10 de Julho, PS e PSD apelaram aos restantes partidos para que Alfredo José de Sousa, actual provedor do Crédito, seja eleito com o maior consenso possível.

"Demos já conta [da decisão] a todos os outros partidos, abrindo a possibilidade da sua candidatura ser subscrita. Estão reunidas todas as condições para que na próxima eleição o provedor possa ser eleito", afirmou o líder parlamentar do PS, Alberto Martins, que anunciou o candidato lado a lado com Paulo Rangel. O líder parlamentar do PSD destacou a "isenção e prestígio" do juiz-conselheiro e congratulou-se "por ter sido possível chegar a acordo".

A avaliar pelas primeiras reacções, Alfredo José de Sousa reúne consenso junto dos restantes partidos. O PCP afirmou que vai analisar a proposta, mas congratulou--se com o acordo e o CDS garantiu não ter objecções ao nome proposto e que terá uma postura positiva na votação. Já o BE vê o nome de Alfredo José de Sousa "com simpatia e respeito".

PORMENORES

DUAS ELEIÇÕES FALHADAS

A eleição do provedor de Justiça falhou duas vezes. Na primeira, nenhum dos quatro candidatos conseguiu os votos para ser eleito. O mesmo aconteceu à segunda tentativa, numa disputa entre Jorge Miranda e Maria da Glória Garcia.

JORGE MIRANDA DESISTE

Desiludido com a "luta partidária" em torno da nomeação do provedor de Justiça, o constitucionalista Jorge Miranda, candidato proposto pelo PS, desiste.

AUDIÇÃO NO PARLAMENTO

O sucessor de Nascimento Rodrigues, que terminou o mandato em Julho do ano passado, deverá ser ouvido na próxima semana no Parlamento.

PERFIL

ALFREDO JOSÉ DE SOUSA nasceu a 11 de Outubro de 1940 na Póvoa de Varzim. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi nomeado presidente do Tribunal de Contas (TC) em 1995, cargo que ocupou durante dez anos. Foi o autor da Lei de Bases do TC.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)