Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Almunia recusa falar sobre reajustamento a Portugal

O comissário europeu da Concorrência, Joaquín Almunia, escusou-se esta sexta-feira a pronunciar-se sobre um possível reajustamento do programa de ajuda externa a Portugal, afirmando que não pretendia "entrar em detalhes" e reforçando que "as políticas de austeridade são imprescindíveis".
13 de Julho de 2012 às 11:59
Almunia, reajustamento, troika, resgate, europa, crise
Almunia, reajustamento, troika, resgate, europa, crise FOTO: Reuters

Joaquín Almunia, que falava aos jornalistas à margem da conferência "O novo regime jurídico da concorrência" em Lisboa, disse que as questões de um possível reajustamento ao programa de ajuda externa a Portugal é "discutido no seio dos mecanismos que acompanham o programa financeiro", adiantando que o conjunto de decisões adoptadas até agora são "as que a economia portuguesa necessita".

Para o comissário europeu, o programa "está a dar muitos bons resultados", dando como exemplo a "muito significativa a mudança favorável da balança comercial portuguesa", o que considera ser "o primeiro passo para uma recuperação".

"Confio que as previsões económicas para o próximo ano indiquem uma taxa de crescimento positiva e que Portugal saia da recessão", concluiu. 

Almunia reajustamento troika resgate europa crise
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)