Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

ALVES MONTEIRO CONFIRMADO NA CASA DA MÚSICA

O ministro da Cultura, Pedro Roseta, confirmou esta tarde de quarta-feira a nomeação de António Alves Monteiro para presidir à administração da Casa Música, conforme o Correio da Manhã tinha avançado em primeira mão.
25 de Junho de 2003 às 19:19
António Alves Monteiro
António Alves Monteiro FOTO: CM
De acordo com um comunicado emitido esta tarde pelo referido ministério, em substituição de uma conferência de imprensa matinal que o ministro cancelou, caberá agora a Alves Monteiro escolher os outros dois membros do conselho de administração da Casa da Música, cujos actuais titulares passam à condição de demissionários. Alves Monteiro é um homem com vasta experiência e mérito técnico reconhecido nos mercados de capitais e cuja independência política terá sido determinante na escolha do ministro.
Na prática, Pedro Roseta optou por demitir toda a administração da Casa da Música, substituindo apenas o presidente Pedro Amaral, para resolver a polémica criada por uma entrevista de Pedro Burmester, administrador para a área da programação, na qual teceu duras críticas ao papel dos dois accionistas – Câmara Municipal do Porto e Governo – no projecto. O edil da Invicta, Rui Rio, pediu a demissão de Burmester, mas o PS, incluindo o Presidente da República, saiu em defesa do músico, e o ministro acabou por indicar apenas um nome, o do presidente da nova administração, a quem caberá escolher os outros dois membros, que têm de passar pela aprovação dos accionistas.
De referir ainda que o comunicado do ministério salienta que a entrevista de Burmester implicou uma quebra de confiança nos accionistas mas não um delito de opinião. Em declarações à Rádio TSF, à hora desta notícia, o músico afirmou estar satisfeito com a decisão do ministro e admitiu que ainda não tinha sido formalmente notificado da sua destituição.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)