Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Ana Gomes denuncia despejos de resíduos em Sintra

A eurodeputada socialista Ana Gomes apresentou esta quinta-feira uma queixa à União Europeia para denunciar despejos ilegais de toneladas de resíduos na Serra da Carregueira, em Sintra.
31 de Março de 2011 às 16:59
Eurdeputada é vereadora sem pelouro na Câmara de Sintra
Eurdeputada é vereadora sem pelouro na Câmara de Sintra FOTO: Vítor Mota

Em comunicado, Ana Gomes justifica que esta medida surge devido à incapacidade das "autoridades locais e nacionais para pôr cobro àquela operação criminosa e para punir os responsáveis" pela deposição de entulhos que já dura há uma década neste local da freguesia de Belas. 

A eurodeputada e vereadora sem pelouro da autarquia de Sintra diz querer desencadear a intervenção das instâncias europeias para "forçar o Estado português a impor o cumprimento da lei e o restauro das condições naturais do local". 

Ana Gomes invoca a violação de várias disposições de diretivas europeias no âmbito da protecção do ambiente, considerando que os despejos de toneladas de resíduos sólidos e inertes naquele vazadouro ilegal têm "um impacto grave no ambiente de uma área que deveria estar protegida e comportam consequências ambientais e de saúde pública potencialmente irreparáveis para a área e para a população envolvidas". 

Ao longo dos anos, o terreno foi alvo de inspecções por parte da Inspecção-Geral do Ambiente e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e o assunto já suscitou reuniões entre essa entidade, o Ministério da Economia, a Câmara de Sintra e a Provedoria de Justiça. 

Fonte do Ministério do Ambiente disse à Lusa que o "Ministério está a tomar conta do processo", não adiantando mais informação.  

A Lusa tentou contactar o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, que se manteve incontactável até ao momento.

Ana Gomes Sintra Serra da Carregueira União Europeia Fernando Seara Despejos de resíduos Eurodeputada
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)