Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

António Costa diz que Vitorino tem "todas as qualidades para poder ser um excelente PR"

Costa sublinhou ser "amigo pessoal" de Vitorino e ter por ele "muita estima e consideração".
17 de Janeiro de 2015 às 23:35
O antigo comissário europeu António Vitorino
O antigo comissário europeu António Vitorino FOTO: Hugo Rainho

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, disse este sábado em entrevista à SIC que o antigo comissário europeu António Vitorino tem "todas as qualidades para poder ser um excelente Presidente da República". 

Em entrevista no programa "A Propósito", de António José Teixeira, Costa sublinhou ser "amigo pessoal" de Vitorino e ter por ele "muita estima e consideração", mas advogou que a "prioridade" das pessoas nesta fase prende-se com as eleições legislativas e não com as presidenciais.

"Neste ciclo político em que estamos, naturalmente que as legislativas vão ter uma atenção especial", vincou. Todavia, no que às presidenciais diz respeito, o líder do PS disse que nesta fase o "único candidato que se vê agitado é o dr. Santana Lopes", o que resulta, concretiza, de o social-democrata ter de "abrir espaço num campo muito preenchido", com nomes como Marcelo Rebelo de Sousa ou Durão Barroso como putativos candidatos.

"Não compete ao PS escolher candidatos presidenciais. Dou-me por muito satisfeito que todas as sondagens indiquem um perfil convergente, que o próximo PR deve ser um socialista ou alguém da área socialista", acrescentou também. Antes da entrevista televisiva, já Costa havia manifestado hoje, em Lisboa, o desejo, de forma subtil, de ver o seu "camarada" de partido António Vitorino responder à pergunta sobre a disponibilidade para ser candidato presidencial em 2016.

"Tenho muita pena de não ter assistido ao conjunto deste debate e fico, aliás, na dúvida sobre se fizeram 'A' pergunta que toda a gente faz sobre o António Vitorino ou se só lhe fizeram perguntas sobre o que ele pensa sobre a TAP, conteúdos digitais?", inquiriu para a plateia António Costa, durante a convenção da sobre "O Papel do Estado nos Setores Estratégicos", organizada pela Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS. O antigo comissário europeu e ex-ministro de governos liderados por outro possível candidato a Chefe de Estado da área socialista, António Guterres, interrompeu o secretário-geral para frisar, bem-humorado, que aquela era uma "sessão decente".

secretário-geral do Partido Socialista PS António Costa António Vitorino Presidente da República Costa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)