Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

ANTRAL quer permitir circulação de táxis anteriores a 1996

A Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis (ANTRAL) anunciou esta segunda-feira que vai interpor uma providência cautelar para impedir a entrada em vigor da lei que proíbe a circulação de veículos anteriores a 1996, em Lisboa.
5 de Março de 2012 às 18:10
A ANTRAL vai interpor uma providência cautelar para impedir a entrada em vigor da lei que proíbe a circulação de veículos anteriores a 1996
A ANTRAL vai interpor uma providência cautelar para impedir a entrada em vigor da lei que proíbe a circulação de veículos anteriores a 1996 FOTO: Manuel Vicente

"Vamos meter uma providência cautelar para que a lei não entre em vigor. Há mais do que razões para isso", disse o presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida, à agência Lusa.

A Câmara Municipal de Lisboa vai alargar, a partir de 1 de Abril, a área interdita a veículos anteriores a 1996 - Zonas de Emissões Reduzidas (ZER).

A partir dessa data, os veículos ligeiros e pesados anteriores a 1996 ficam proibidos de circular, nos dias úteis entre as 07h00 e as 21h00, na zona a sul do eixo criado pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, Marechal António Spínola, Santo Condestável e Infante D. Henrique, área que constitui a segunda fase da ZER.

A primeira fase, em vigor desde Julho do ano passado, abrangeu o eixo Avenida da Liberdade/Baixa.

De acordo com Florêncio Almeida, circulam actualmente na cidade de Lisboa mais de dois mil carros anteriores a 1996.

"Substituir dois mil carros em 30 dias é impensável", afirmou.

O presidente da ANTRAL disse ainda à Lusa que, se a câmara não recuar, "vai ter mais de dois mil táxis parados à porta".

"Há muita coisa que podem fazer para reduzir o CO2 sem prejudicar quem trabalha", acrescentou.

ANTRAL Táxis Lisboa Lei Impedimento Proibição Circulação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)