page view

Assembleia da República aprova projetos para reforçar combate ao racismo. Apenas André Ventura votou contra

Resolução do Bloco de Esquerda foi aprovada com os votos de todos os partidos e deputados não inscritos, com exceção do líder do Chega.

25 de setembro de 2020 às 14:44

O parlamento aprovou esta sexta-feira, em votação final global, três projetos de resolução de PS, BE e da deputada Joacine Katar Moreira que recomendam a adoção de medidas de combate ao racismo, com apenas o Chega contra.

O projeto de resolução do PS contou com o voto contra do deputado único do Chega e a abstenção da Iniciativa Liberal, com restantes forças políticas e deputadas não inscritas a votar favoravelmente. 

A resolução do Bloco de Esquerda foi aprovada com os votos de todos os partidos e deputados não inscritos, com exceção de André Ventura. Já a recomendação da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira contou não apenas com o voto contra do Chega e a abstenção de PSD e Iniciativa Liberal.

Entre as 12 recomendações apresentadas pelo PS na resolução, inclui-se um aprofundamento dos "projetos de policiamento de proximidade com os jovens e as comunidades dos bairros periféricos das Áreas Metropolitanas que levem ao aumento de confiança entre comunidade e forças de segurança" e um estudo "sobre a origem étnico-racial da população prisional portuguesa".

Os socialistas pedem também que seja combatida "a segregação das crianças e jovens afrodescendentes e das crianças e jovens ciganas dentro do sistema de ensino" e que seja promovida a integração destes jovens no ensino superior.

O BE pede ao executivo liderado por António Costa uma "Estratégia Nacional de Combate ao Racismo" que corrija desigualdades, e que "tenha por base um estudo nacional, de natureza abrangente e transversal, sobre as desigualdades resultantes de discriminação étnico-racial".

O projeto de resolução da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira pede ao Governo para proceder, "com caráter de urgência, à criação de uma Campanha Nacional Antirracista nos media", que seja "estendida às escolas e universidades, aos serviços públicos e junto das forças de segurança".

Esta campanha seria incluída no pacote de apoios do Governo à comunicação social, e a deputada pede também "um programa antirracista que apoie atividades e iniciativas que promovam a integração e empoderamento de afrodescendentes, roma e outras minorias étnicas, bem como de comunidades imigrantes, sobretudo as de sua iniciativa, e proceda à sua regulamentação".

Na sessão plenária de hoje foram ainda aprovados, por unanimidade, dois projetos de resolução do PAN e do PEV, que instam o Governo à realização de um estudo nacional sobre a realidade do trabalho infantil no país, com vista à sua erradicação. 

Nesse estudo é recomendado que constem dados como o número de menores que presta trabalho infantil, o tipo de atividade (económica ou não económica) desenvolvida bem como a caracterização do contexto socio económico do menor e do seu agregado familiar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8