Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Assis exige devolução de competências ao INE

O candidato do PS à presidência da Câmara do Porto, Francisco Assis, vai exigir que o Governo devolva as anteriores competências às reestruturadas delegações regionais do Instituto Nacional de Estatística (INE).
19 de Agosto de 2005 às 00:00
Francisco Assis quer que o Governo restitua as competências às delegações do INE
Francisco Assis quer que o Governo restitua as competências às delegações do INE FOTO: António Rilo
Francisco Assis falava depois da visita que efectuou ontem à delegação do INE do Porto, onde foi recebido pelos seus responsáveis, e criticou o facto de ali trabalharem “90 funcionários qualificados e subaproveitados, que apenas cumprem as funções de correio para Lisboa”.
“Estamos preocupados com este esvaziar de competências, perda da autonomia das delegações e reforço do centralismo em Lisboa”, acrescentou Assis.
Para o candidato do PS, a perda de autonomia da delegação do Porto do INE diminui a capacidade de se assumir como parceiro em projectos com outras instituições públicas e privadas da região e até com o INE da Galiza.
“Os funcionários estão desmotivados e limitam-se a enviar as informações recolhidas para Lisboa, onde é realizado, posteriormente, o tratamento estatístico dos dados”, acrescentou o candidato do PS. Francisco Assis acusou Rui Rio de nada ter feito para impedir a diminuição de competências da delegação do INE do Porto.
“Quando esta delegação foi restruturada, o PSD estava no poder e Rui Rio era uma pessoa de relevo do partido. Mas nada fez para evitar tal situação”, referiu o candidato do PS à Câmara do Porto. Se for eleito presidente, Assis vai exigir do Governo a alteração da estrutura de funcionamento das várias delegações do INE – Porto, Coimbra, Évora e Faro, que concentraram grande parte dos seus serviços na sede, em Lisboa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)