Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Assunção Cristas afasta presidente do IDVP

O Ministério da Agricultura, liderado por Assunção Cristas, anunciou esta terça-feira que o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Luciano Vilhena Pereira, foi "dispensado" mantendo-se em funções até nova nomeação para o cargo.
30 de Agosto de 2011 às 14:55
Vilhena Pereira cortou no número de pipas autorizadas para a produção de Vinho de Porto
Vilhena Pereira cortou no número de pipas autorizadas para a produção de Vinho de Porto FOTO: Miguel Pereira da Silva

Vilhena Pereira ocupa o cargo naquele instituto público desde 27 de Outubro de 2008 e acabaria omandato no próximo mês de Outubro.

Fonte do Ministério da Agricultura confirmou à Lusa que o presidente do IVDP foi "dispensado", mas que se manterá em funções até nova nomeação para o cargo.

Na semana passada, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, afirmou não concordar com o benefício (quantidade de mosto que cada viticultor pode destinar à produção de vinho do Porto) fixado pelo Conselho Interprofissional do IVDP para esta vindima, de 85 mil pipas, menos 25 mil que na vindima anterior.

Na altura, o governante disse que da actuação do instituto público "se tirarão ilações", ou seja, decisões que ficou de anunciar no início desta semana.

Daniel Campelo reconheceu que o ministério "equacionou e trabalhou" a possibilidade de convocar um novo interprofissional para aumentar o benefício, só que, depois, chegou à "conclusão da impossibilidade de atuar a esse nível".

A Lusa não conseguiu contactar Vilhena Pereira mas fonte do IVDP disse que o presidente "não recebeu qualquer informação" por parte do ministério.

O Movimento de Lavradores Independentes do Douro anunciou que já não vai participar numa manifestação agendada para quarta-feira, na Régua. Já a Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO) afirmou que mantém e reforça a convocatória para esta concentração que pretende ser um novo "grito de alerta" para a crise instalada na mais antiga região demarcada do mundo.

Vinho do Porto Produção Vilhena Pereira Assunção Cristas
Ver comentários