Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Atrasos nas pensões forçam novo ajuste no Governo

Em causa está um alargamento do plano especial de atribuição de pensões provisórias a mais beneficiários.
Salomé Pinto 23 de Janeiro de 2020 às 08:37
Ana Mendes Godinho
Ana Mendes Godinho
Ana Mendes Godinho
Ana Mendes Godinho
Ana Mendes Godinho
Ana Mendes Godinho
Ana Mendes Godinho
Ana Mendes Godinho
Ana Mendes Godinho
A demora no pagamento das pensões da Segurança Social vai forçar o Governo a alargar, este ano, o plano especial de atribuição de pensões provisórias a mais beneficiários, anunciou a ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante uma audição parlamentar no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2020.

Desta vez, todas as reformas serão abrangidas, adiantou a ministra: "Vamos alargar este mecanismo a todos os tipos de pensões, incluindo as antecipadas e as de desemprego de longa duração e às muito longas carreiras contributivas, o que irá permitir recuperar em 2020 mais pendências em relação àquilo que se conseguiu em 2019".

Apesar "da redução em 50% do número de pendências em 2019", números da governante, ainda há caminho a percorrer, frisou. Neste sentido, Ana Mendes Godinho revelou que o Governo pretende avançar com um processo de simplificação administrativa, que visa "diminuir o número de documentos obrigatórios a apresentar". E "serão enviados cinco adidos da Segurança Social para os países com maior origem contributiva para ajudar a desbloquear os processos", acrescentou.

PORMENORES
Creches gratuitas
O Governo está disponível para garantir creches gratuitas a 40 mil crianças de baixos rendimentos, respondendo assim a uma reivindicação do PCP.

Complemento solidário
Ana Godinho adiantou ainda que as candidaturas ao Complemento Solidário para Idosos não terão em conta os rendimentos dos filhos até ao terceiro escalão, tal como anunciara o BE.

Aumento extra
O mês a partir do qual as reformas mais baixas vão ter um aumento extra de 10 euros será ainda definido durante a discussão da proposta do OE na especialidade, disse a ministra.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)