Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Autarca contra incompatibilidades em listas

O autarca e dirigente do PSD, Jaime Marcos, discorda da posição assumida pela líder Manuela Ferreira Leite ao considerar incompatível a candidatura a presidente de câmara e a deputado, nas eleições legislativas e autárquicas de 2009.
28 de Dezembro de 2008 às 18:43
Jaime Soares discorda da posição do PSD
Jaime Soares discorda da posição do PSD FOTO: d.r.

“Um presidente de câmara é uma mais-valia na Assembleia da República, que tem muito a dar quando passa por lá, pois domina os assuntos como ninguém”, disse o autarca de Poiares, que dirige o município desde as primeiras eleições democráticas.

Jaime Soares integrou a lista de deputados do PSD em 2005 e chegou a exercer o cargo durante seis meses. O autarca considera que “falta experiência à maioria dos deputados, que ficam deslumbrados quando chegam ao Parlamento”. “É assim a realidade e, por isso, entendo que o meu partido não devia tomar a atitude de não deixar candidatar a deputados presidentes de câmara”, defendeu.

Jaime Soares lembrou que o estatuto dos deputados não permite que um autarca “esteja mais de seis meses sem tomar uma opção: ou continuar parlamentar ou presidente de câmara”. “É uma mais-valia para qualquer lista de deputados a presença de presidentes da câmara, porque não vão exercer os dois cargos ao mesmo tempo”, enfatizou.

O autarca de Poiares entende ainda que o Parlamento “credencia e valoriza o cargo de presidente de câmara”. “Existem muito bons políticos anónimos em câmaras e juntas de freguesia que se passassem pela Assembleia poderiam ser recrutados para funções governativas, na medida em que o Parlamento serve de espaço de selecção”, concluiu.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)