Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Autarcas criticam propostas de requalificação da Ria Formosa

Os autarcas algarvios de Faro, Loulé, Olhão e Tavira admitiram que o projecto de requalificação para a Ria Formosa, com estatuto na lei de parque natural, ainda tem muitas falhas e avançam algumas críticas e propostas.
16 de Fevereiro de 2007 às 00:00
Projecto de requalificação da Ria Formosa estará pronto no Verão
Projecto de requalificação da Ria Formosa estará pronto no Verão FOTO: Luís Forra, Lusa
Depois do ministro do Ambiente ter anunciado esta semana que o projecto de requalificação da Ria Formosa deveria ser concluído até ao Verão, os autarcas de Faro, Loulé, Tavira e Olhão, os municípios ligados à Ria Formosa, lançam propostas e contribuições junto do grupo de trabalho que realiza o projecto, mas fazem também muitas críticas.
O autarca José Apolinário critica o plano de requalificação desenvolvido por não “considerar devidamente as populações residentes” nem definir uma abordagem detalhada sobre a actividade turística e a exploração dos valores naturais. Uma das propostas de Apolinário para requalificar a Ria Formosa é que a comunidade da ilha da Culatra ou da ilha de Faro possam desenvolver actividades ligadas à pesca como a produção em aquacultura, diminuindo a pressão sobre os recursos naturais.
Apolinário propõe ainda que a intervenção na Ria Formosa seja feita com fundos comunitários e em simultâneo com dinheiro de privados.
“Há quem entenda que um plano estratégico deve ter apenas verbas do fundo de coesão, mas nós [Câmara de Faro] defendemos intervenções com plurifundos [fundos comunitários e dos privados]”, referiu José Apolinário.
O presidente da Câmara de Loulé, por seu turno, disse que a autarquia se mostrou desfavorável à proposta apresentada pela comissão de trabalho que está a elaborar o projecto de requalificação da Ria Formosa.
Segundo Seruca Emídio, o Governo e as autarquias deviam unir esforços para adquirir os terrenos privados da Ria Formosa para “ordenar a zona natural e permitir que a população em geral tenha acesso ao local.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)