Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Autarcas do Porto e Gaia abandonam reunião com Ministro da Administração Interna

Reunião do Conselho Superior de Segurança da área metropolitana do Porto realizou-se esta segunda-feira.
Miguel Curado e Aureliana Gomes 27 de Março de 2023 às 18:50
20 autarquias estão impedidas de contratar trabalhadores
20 autarquias estão impedidas de contratar trabalhadores FOTO: CMTV

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e Eduardo Vítor Rodrigues, autarca de Gaia e presidente da Associação Metropolitana do Porto (AMP), abandonaram a reunião do Conselho Superior de Segurança da área metropolitana do Porto, por se recusarem a esperar mais pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. 

Após cerca de uma hora a aguardarem, os dois autarcas mostraram-se revoltados com "a falta de consideração" demonstrada pelo governante.

Rui Moreira disse que "tinha tido reunião de câmara de manhã", e que tinha uma reunião à tarde. Por isso ausentou-se. Já Eduardo Vítor Rodrigues alegou ter uma reunião, e por isso também saiu. Ambos alegaram ter sabido apenas através da comunicação social da razão do atraso de José Luís Carneiro.

Recorde-se que o governante presidiu, de manhã, a uma reunião do Conselho Superior de Segurança Interna realizada em Lisboa, que debateu o Relatório Anual de Segurança Interna para 2022, e a estratégia anti-terrorismo. Fonte oficial do ministério de José Luís Carneiro disse ao CM que "devido a atrasos neste evento", o governante começou a fazer a viagem mais tarde. A reunião em Lisboa terminou às 14h30, e o ministro ainda seguiu para o Porto na tentativa de encerrar o encontro.

A reunião no Porto, refere a mesma fonte, foi presidida pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, que chegou já após a saída de Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues. O encontro contou com a presença de 15 autarquias em 17. A autarquia do Porto e a autarquia de Gaia não marcaram presença.

Conselho Superior de Segurança Interna Gaia Porto Rui Moreira Eduardo Vítor Rodrigues AMP política
Ver comentários
C-Studio