Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

AUTARCAS DO PS QUEREM COELHO

Os autarcas socialistas preparam-se para concertar estratégias no sentido de contrariar as intenções da actual direcção do PS, liderada por Ferro Rodrigues, de avançar com a proposta de limitação dos mandatos dos titulares de cargos políticos.
21 de Março de 2003 às 00:00
Para já ainda não existe nenhum movimento organizado nesse sentido, mas são cada vez mais os autarcas a contestar a liderança de Ferro Rodrigues e a concordar com José Mota, líder da distrital de Aveiro, que defende Jorge Coelho para secretário-geral do PS. “Não há, certamente, um único presidente de câmara que vá contra essa ideia”, disse ontem ao CM um destacado autarca do PS.

Mesquita Machado, o presidente da Câmara de Braga e líder da Associação Nacional dos Autarcas Socialistas, não assume o papel de contestatário, mas sublinha que todos os líderes do PS que afrontaram a posição dos autarcas tiveram dificuldades e acabaram por cair em pouco tempo.

Ontem mesmo, sete presidentes de câmara do distrito de Braga, eleitos pelo PS, reuniram ao almoço, em Moreira de Cónegos, e a limitação de mandatos acabou por ser a questão dominante do encontro.

Apesar de considerarem que a afronta formal não é a melhor estratégia, dado que poderia abrir caminho a uma crise grave no interior do partido, os autarcas querem mostrar claramente a Ferro Rodrigues que, a insistência na questão da limitação dos mandatos pode comprometer a sua liderança.

Considerando-se legitimados pelo voto, os autarcas querem mostrar a sua força.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)