Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

AUTARCAS PROCURAM O 'JUDAS'

Os presidentes das juntas de freguesia de Viseu querem saber qual deles tornou pública uma viagem que o presidente da Câmara Municipal queria realizar à Madeira, em que participariam os autarcas e directores dos serviços municipais.
2 de Abril de 2003 às 00:56
Numa altura em que o Governo apela à contenção de gastos nos organismos públicos e as câmaras reclamam mais verbas, este passeio, que para a oposição socialista da autarquia "era de luxo", está a causar polémica, até porque poderia custar 50 mil euros. No entanto, o presidente da Câmara, Fernando Ruas afirma que a deslocação foi apenas uma hipótese, posta de parte quando um dos 34 presidentes de junta se insurgiu na Imprensa contra o passeio.
"Há um 'judas' entre eles. Esse senhor agiu de má-fé", afirma Fernando Ruas, referindo-se a um autarca que não identificou.
"Os autarcas de Viseu estão juntos nisto" afirma Jorge Mota, presidente da Junta de Freguesia de Abraveses, adiantando que é "de mau gosto" que "um colega tenha proferido tais acusações".
António Almeida Lopes, da freguesia de Fragosela, eleito pelo PS, considera que "é de lamentar que um colega faça isto, visto que a viagem foi planeada sem qualquer razão para suspeitas", acentuando a "infelicidade e desajuste" das declarações do autarca anónimo. António Carlos Silva, autarca de Silgueiros, é contundente nas críticas. "Não acho correcto o que o colega fez e não entendo as suas motivações. As suas afirmações são uma estupidez" disse.
O vereador socialista da Câmara de Viseu, Joaquim Alexandre, que não foi convidado "para o passeio", considera que o simples facto de se pensar em fazer a viagem à Madeira "é um escândalo" e "um insulto aos viseenses, que pagam os impostos municipais mais altos do País".
Joaquim Alexandre concorda que os presidentes de junta das freguesias de Viseu "façam pequenos passeios", mas "passarem fins-de-semana de luxo é uma vergonha".
O vereador critica também Fernando Ruas por ter cancelado a viagem "por causa de alguém que a tornou pública. Será que o presidente da Câmara de Viseu queria organizar o passeio na clandestinidade?”.
Para tentar encerrar esta polémica, realiza-se no próximo dia16 uma reunião entre todos os autarcas do concelho de Viseu. "Quem é o 'judas'?", será a pergunta da ocasião.
O concelho de Viseu tem 34 freguesias, três (Fragosela, Mundão e Santos Evos) do PS e as restantes do PSD.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)