Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Autarquias têm de apresentar plano de pagamento até 15 de Fevereiro

As câmaras municipais com dívidas à Águas de Portugal (AdP) vão ter de apresentar um plano de pagamento até 15 de fevereiro, confimrou a ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas.
5 de Dezembro de 2011 às 15:02
A ministra Assunção Cristas admite que as dívidas colocam em causa a saúde financeira da Águas de Portugal
A ministra Assunção Cristas admite que as dívidas colocam em causa a saúde financeira da Águas de Portugal FOTO: Pedro Catarino

À Lusa, Assunção Cristas considerou que se trata de uma "situação delicada" que "põe em causa a saúde financeira do grupo" e que o Governo quer salvaguardar o problema obrigando os municípios a apresentar um plano de pagamento.

O antigo presidente da AdP, Pedro Serra, estimou que as autarquias devem cerca de 400 milhões de euros à 'holding' estatal do sector das águas e resíduos.

Quanto ao futuro, a privatização parece estar posta de parte. "O modelo para o qual nos inclinamos é a abertura de concessões aos privados", salientou a ministra, adiantando que até ao final de Janeiro o plano e o calendário de execução já devem estar prontos.

O sector das águas vai ser alvo de reestruturação, a começar pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Reesíduos) que vai sair da tutela do ministério para se tornar "um verdadeiro regulador com autonomia e com independência".

A lei orgânica está pronta, faltando apenas a sua promulgação e publicação.

Água Dívidas Câmaras Autarquias Assunção Cristas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)