Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Autárquicas: Freguesias admitem boicotes

Presidente da ANAFRE não descarta cenário, mas elogia esforço do Governo no processo
23 de Setembro de 2013 às 01:00
Armando Vieira gostaria de ter mais eleitores nas assembleias
Armando Vieira gostaria de ter mais eleitores nas assembleias FOTO: mário cruz/lusa

O presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Armando Vieira, admitiu ontem ao CM que "podem surgir boicotes" nas eleições autárquicas de 29 de setembro por causa da reorganização do poder local , mas nesta fase, o responsável da ANAFRE não tem qualquer indicação de protestos. Mais, oficialmente, nem defende este tipo de iniciativas.

A uma semana das eleições, que concretizam a fusão ou extinção de mais de mil freguesias , Armando Vieira defendeu que, apesar da grande polémica na reforma, o processo tem corrido sem problemas, e elogiou a cooperação do secretário de Estado da Administração Local e do secretário de Estado da Administração Interna. Contudo, não esquece as críticas à reforma.

Sobre as assembleias de freguesia não serem muito participadas, Armando Vieira reconhece que cada caso é um caso. "Não podemos ter uma bitola igual por todo o País", frisa.

O autarca sublinha que há zonas do País mais politizadas do que outras. O facto de as reuniões, normalmente, decorrerem à noite também é um fator a ter em conta. Contudo, reconhece que gostaria de ter mais eleitores a participar.

Por exemplo, segundo a Lusa, a Assembleia de Freguesia da Ilha, na Madeira, não teve qualquer registo de público durante o mandato. Perante os factos, Armando Vieira recorda: "Cheguei a propor que se realizassem reuniões ao sábado", mas a ideia não foi bem acolhida. Porém, acredita que a ausência também pode ser sinónimo de confiança nos autarcas eleitos.

A reforma do poder local foi acordada entre o Governo e a troika e a ANAFRE reuniu várias vezes com a missão de credores, mas não está previsto nenhum encontro para a oitava e nova avaliação em curso.

presidente anafre freguesias boicote eleições autárquicas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)