Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Autoridade da Concorrência deve investigar preços

O CDS/PP vai apresentar esta quarta-feira no Parlamento um projecto de resolução a propor que a Autoridade da Concorrência investigue o aumento do preço de alguns bens essenciais acima da inflação.
2 de Abril de 2008 às 10:21
O líder parlamentar do CDS/PP, Diogo Feio
O líder parlamentar do CDS/PP, Diogo Feio FOTO: d.r.

Em declarações à rádio TSF, o líder parlamentar do CDS/PP, Diogo Feio, referiu que em causa estão os recentes aumentos de preço muito acima da inflação de bens essenciais, entre o ano passado e este ano, designadamente o pão, que aumentou 10 por cento, o leite, queijo e ovos, com 11 por cento de aumento, e a subida do preço do gás em 7 por cento.

O líder parlamentar do CDS-PP apontou várias razões para estes aumentos, nomeadamente “o aumento das matérias-primas, as condições dos mercados interno e externo” ou “situações de abuso, posições dominantes ou até cartelização dos preços”.

Com o intuito de apurar a verdadeira razão para o aumento dos preços, e esclarecer os consumidores, o CDS/PP propõe uma investigação urgente da Autoridade Nacional da Concorrência e a criação de um portal na Internet que demonstre a linha de evolução dos preços.

A proposta agrada à DECO. Contudo, a associação de defesa do consumidor desafia o Governo, referindo que cabe ao Ministério da Economia e Agricultura descobrir e resolver a raiz deste grave problema que em nada melhora a situação financeira das famílias portuguesas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)