Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

BANCADA PARLAMENTAR APOIA SANTANA LOPES

A bancada parlamentar do PSD reuniu esta quinta-feira e decidiu manifestar apoio “unanime e esmagador” è eleição de Pedro Santana Lopes como novo presidente do partido. Essa eleição decorre esta tarde, em sede de Conselho Nacional social-democrata.
1 de Julho de 2004 às 16:31
A reunião da bancada parlamentar social-democrata decorreu de manhã, horas antes do Conselho Nacional desta tarde, que começou cerca das 16h00 e foi convocado para analisar a situação política do país e escolher um substituto para Durão Barroso no cargo de presidente do partido.
Santana Lopes, como primeiro vice-presdente do PSD, é o candidato natural a suceder a Durão Barroso no partido, dado que este aceitou um convite para presidir à Comissão Europeia, mas não haverá ainda uma decisão sobre a sucessão na chefia do Governo. É que, neste particular, a última palavra cabe ao Presidente da República... e também não tem havido unanimidade dentro do partido a respeito de uma sucessão directa.
Ministros como Marques Mendes, Manuela Ferreira Leite e Teresa Gouveia já se manifestaram publicamente contra a sucessão directa de Durão Barroso por Santana Lopes, exigindo a convocação de um Congresso. Talvez por isso, ou não, não foi o líder da bancada parlamentar social-democrata, Guilherme Silva, quem deu a cara na conferência de Imprensa, mas o seu vice, Jorge Neto. E Marques Mendes não esteve na reunião, mas Jorge Neto salvaguardou que não tinha que estar.
Ver comentários