Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Bárbara regressa em força à campanha

Barbára Guimarães vai participar de forma activa na campanha eleitoral do marido, Manuel Maria Carrilho, à presidência da Câmara de Lisboa.
6 de Setembro de 2005 às 00:00
Bárbara Guimarães quer participar activamente nas acções eleitorais do marido
Bárbara Guimarães quer participar activamente nas acções eleitorais do marido FOTO: Tiago Petinga (Lusa)
Depois de no sábado passado ter aparecido, inesperadamente, na convenção autárquica do PS, realizada no Parque das Nações, a vedeta televisa está hoje de novo presente num jantar de apoio e reconhecimento público organizado por um grupo de ex-colaboradores de Carrilho no Ministério da Cultura, entre os quais surgem o encenador Ricardo Pais e o autarca Alberto Souto, presidente da Câmara de Aveiro.
Ao que o Correio da Manhã apurou, Bárbara Guimarães, apesar da recente polémica em torno da sua participação nas acções de pré-campanha de Carrilho, “faz questão de participar activamente na campanha enquanto mulher do candidato e como apoiante do projecto”. Mais: a motivação da estrela de TV é tanta que já “mostrou total disponibilidade para colaborar e trabalhar na campanha”, garante uma fonte da candidatura. E, assim sendo, “não há qualquer tipo de condicionamento [na campanha] por ela ser uma pessoa mediática”, remata.
Ao revelar total disponibilidade para participar de forma activa nas acções da campanha eleitoral do marido, Bárbara Guimarães arrisca-se a ser de novo um motivo de polémica explorado pelos apoiantes de Carmona Rodrigues, candidato apoiado pelo PSD, como aconteceu em Junho passado. A este risco, os responsáveis da candidatura de Carrilho respondem de forma simples: “fazer agora dela [Bárbara Guimarães] tema de campanha, quando já se conhecem as ideias do candidato, não faz sentido”.
O jantar de hoje, que se realiza na Casa do Alentejo, é, segundo fonte da candidatura, uma oportunidade para os ex-colaboradores de Carrilho, no período em que foi ministro da Cultura (entre 1995 e 2000), enaltecerem “a sua capacidade de gestão de equipas e de realização de obra feita como ministro”. Para além de Ricardo Pais e de Alberto Souto, estarão também Luís Calado, presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), e José Afonso Fortado, da Gulbenkian.
APARECIMENTO REPENTINO NA EXPO
Depois de um período de ausência, Bárbara Guimarães reapareceu no sábado passado nas acções de pré-campanha de Manuel Maria Carrilho.
Durante a Convenção ‘Lisboa – Capital do Futuro’, onde participaram António Vitorino e Elisa Ferreira, dois pesos-pesados do partido, a estrela de TV apareceu por volta das 17h00, já a convenção decorria há mais de uma hora, esteve até ao final do evento, mas já não foi ao jantar, num restaurante no Parque das Nações, que reuniu os candidatos autárquicos do PS na capital.
A partir de agora, Bárbara Guimarães “vai estar presente sempre que quiser” nas acções de campanha do marido e candidato do PS à Câmara de Lisboa. “Queria dizer à minha querida amiga Bárbara que o povo de Lisboa gosta de si. Para rematar: “aqui, ninguém se deixa condicionar”. Com estas palavras, proferidas no megajantar organizado pela candidatura de Carrilho em meados de Julho, Jorge Coelho, coordenador autárquico do PS, já tinha deixado claro que Bárbara é uma mais-valia preciosa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)