Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

BARNIER PROPÕE REVISÃO DE FUNDO

Os efeitos dos incêndios do mês passado em Portugal levaram o comissário europeu para a Política Regional e Reformas Institucionais, Michel Barnier, a propor uma revisão do Fundo de Solidariedade Europeu. Barnier apresentou a sua proposta no discurso que fez ontem no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, cujos deputados tinham debatido a questão dos incêndios em Portugal no dia anterior.
3 de Setembro de 2003 às 00:00
Barnier esteve na semana passada em Portugal, onde sobrevoou as zonas ardidas, e já na altura afirmou-se muito "impressionado e emocionado" com o que tinha visto. O Comissário considerou que os 31,6 milhões de euros atribuídos pelo Fundo de Solidariedade a Portugal para ajudar a enfrentar os prejuízos não são suficientes, mas lembrou que se a catástrofe tivesse ocorrido há um ano este dinheiro não estaria disponível. O Fundo de Solidariedade, recorde-se, só foi criado em Outubro do ano passado.
Ontem, o comissário considerou que o Fundo não é perfeito e que precisa de ser submetido a uma revisão antes de 2006, ano em que entrará em vigor o novo Orçamento comunitário.
No seu discurso, Barnier frisou, também, a importância de se investir na prevenção de catástrofes e insistiu na criação de uma força europeia de protecção civil com capacidades suficientes para fazer frente a grandes catástrofes, uma vez que o corpo existente se tem mostrado muito àquem das expectativas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)