Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

BARROSO APOSTA NOS CHECOS

O primeiro-ministro inicia hoje uma visita de trabalho de dois dias à República Checa, para "estreitar relações políticas e económicas" com mais um futuro membro da União Europeia. Praga "tem um grande interesse potencial", do ponto de vista político e económico, para Portugal, indicou à Lusa uma fonte governamental.
25 de Maio de 2003 às 00:00
Lisboa pretende também "acelerar contactos com novos membros da União Europeia que têm interesses idênticos aos nossos", disse a mesma fonte. Durão Barroso aproveitará a ocasião para dar o seu apoio ao "sim" no referendo sobre a adesão da República Checa à UE, que se realiza a 13 e 14 de Junho.
De acordo com sondagens publicadas ultimamente na imprensa local, há uma maioria escassa, mas crescente, de eleitores que é favorável à entrada na União Europeia.
Auscultar a sensibilidade deste novo parceiro da Europa Central em relação à política na região, em vésperas da Cimeira UE-Rússia, em São Petersburgo, é outra das intenções da visita, sublinhou a fonte contactada pela Lusa.
Após a sua chegada a Praga, hoje à tarde, o chefe do Governo janta com o seu homólogo checo, Vladimir Spidla, com quem se reunirá também amanhã de manhã, na sede do governo. Antes de regressar a Lisboa, Durão Barroso avistar-se-á também com o novo presidente da República, Vaclav Klaus, no castelo de Praga.
O primeiro-ministro estará acompanhado pelo ministro da Economia, Carlos Tavares, e por uma missão empresarial que inclui Ludgero Marques, presidente da AEP, António Alfaiate, da comissão executiva da AIP, Almeida Fernandes, vice-presidente do Grupo Mello, António Cardoso Pinto, presidente da Efacec, António Mota, presidente da Mota & Engil, Christopher de Beck, vice-presidente do BCP, Francisco Castro Guedes, administrador da Secil, e Líbano Monteiro, presidente do ICEP.
Carlos Tavares e os empresários portugueses almoçam amanhã com o ministro da Economia checo, Milan Urban, e vários empresários checos. Os investimentos portugueses na República Checa são ainda modestos, mas têm--se intensificado, e em 2002 atingiram 14,8 milhões de Euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)