Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

BARROSO E BLAIR DEFENDEM EIXO TRANSATLÂNTICO

Depois de, no Luxemburgo, ter revelado o seu apoio a uma acção unilateral dos Estados Unidos contra o Iraque, o primeiro-ministro Durão Barroso foi a Londres para uma reunião com o seu homólogo, Tony Blair. No final do encontro, os dois reafirmaram a defesa do eixo transatlântico a propósito da crise iraquiana, sublinhando ao mesmo tempo as suas convicções europeístas.
12 de Março de 2003 às 00:00
Barroso e Blair estiveram reunidos durante mais de uma hora. Após o encontro, o primeiro-ministro português frisou que "seria um erro de graves consequências pensar-se que se pode construir o futuro da Europa contra os Estados Unidos”. Tony Blair acrescentou que "a aliança transatlântica é vital para a segurança da Europa".

Reconhecendo a existência de divisões entre os países europeus sobre a crise no Iraque, os dois chefes de Governo manifestaram a vontade de se encontrar um “terreno comum" para ultrapassar a situação. "Vamos apresentar ideias muito claras sobre o que o Iraque deve fazer para se desarmar voluntariamente", declarou Blair, adiantando que os progressos registados nas últimas semanas resultaram unicamente da ameaça do uso de força sobre o Iraque.

Os dois líderes recordaram os seus passados e actividades europeístas para reafirmarem o compromisso recentemente subscrito por ambos de apoio à Carta de Lisboa e à introdução de reformas económicas para aumentar a competitividade na UE.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)