Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

BARROSO E FERRO DE ACORDO

Os dois maiores partidos assumiram ontem um compromisso de alcançar um acordo sobre a reforma do sistema político até o próximo 25 de Abril, um ano depois dos apelos de Sampaio sobre esta matéria.
19 de Dezembro de 2002 às 00:00
Após uma reunião de hora e meia, realizada na sede do PSD, o líder socialista e o vice-presidente social-democrata, Santana Lopes, anunciaram os primeiros resultados dos encontros bilaterais que Barroso e Ferro têm mantido ao longo do último mês.

A lei dos partidos, o seu financiamento (público) e a limitação de mandatos são as áreas em que PSD e PS prometem chegar a acordo.

Segundo Santana Lopes, foi abordada a lei eleitoral, mas para já, esta matéria fica fora da negociação, o que se fará no quadro parlamentar.

E para que não haja dúvidas sobre o processo, Santana Lopes fez questão de assegurar que as propostas que o PSD apresentar, neste âmbito, serão concertadas com o CDS-PP.

Antes das declarações de Santana, Ferro Rodrigues demonstrara interesse em avançar com as reformas e repetir estes encontros, em nome da elevação democrática. Durão recebeu Ferro na sede nacional do PSD. A iniciativa partiu de Ferro Rodrigues, mas o PSD também o secunda na ideia de manter contactos regulares. Mas Ferro Rodrigues não se reuniu só com o PSD. De manhã avistou-se com Carlos Carvalhas no PCP onde reconheceu a confluência de análise entre os dois partidos sobretudo em áreas sociais e económicas. Carvalhas mostrou-se disponível para “todos os entendimentos desde que reflictam políticas de esquerda”. Ferro reúne-se hoje com “Os Verdes”, amanhã com o BE e segunda-feira com o PP.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)