Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Basílio choca com o Governo

O encontro entre Basílio Horta e o Presidente da República que ocorreu no passado dia 17 está a ‘incendiar’ as relações entre o responsável pela Agência Portuguesa de Investimento (API) e o Governo. No cerne da questão está a iniciativa daquele encontro.
21 de Abril de 2007 às 00:00
Basílio Horta não quer entrar na “intriga barata”
Basílio Horta não quer entrar na “intriga barata” FOTO: Pedro Catarino
Fontes contactadas pelo CM afirmaram que “Basílio Horta pediu para ser recebido por Cavaco Silva.” Mas a edição da semana passada do jornal ‘Sol’ anunciava que a ida de Basílio a Belém fora “a convite de Cavaco” e teria por objectivo a discussão de investimentos. A verdade é que, na agenda oficial da Presidência não consta nenhum encontro com o presidente da API. Contactado pelo CM o Gabinete de Imprensa da Presidência da República afirmou: ”Não fazemos comentários sobre o que não é a agenda pública do Sr. Presidente.”
Do lado do Governo, o Gabinete de Imprensa do Primeiro-ministro refere que “foi dado conhecimento prévio da audiência.”
Mas fontes contactadas pelo CM adiantaram que “a Presidência sentiu-se embaraçada e obrigada a dar justificações.”
Para agravar toda esta situação, o próprio Basílio Horta deslocou-se a Espanha para assistir à atribuição do Prémio ‘Nova Economia Fórum 2007’ a Durão Barroso, o que terá agravado ainda mais o ambiente.
“Se a Presidência da República disser que a audiência foi a meu pedido é porque é verdade. Quanto ao resto não comento. É intriga barata”, declarou Basílio Horta.
OUTROS FACTOS
INVESTIMENTOS
Apanhados de surpresa ficaram alguns responsáveis do Ministério da Economia, quando souberam que, hoje, Basílio Horta, estaria presente em Celorico de Basto a anunciar um investimento de 20 milhões de euros naquela região.
CONTRA O AMBIENTE
Basílio Horta tem-se queixado várias vezes de impedimentos provocados pelo Ministério do Ambiente para captação de investimento estrangeiro. O caso do complexo da Pescanova, em Mira, é um desses casos em que o presidente do API e o ministro Nunes Correia estão em conflito.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)