Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Basílio Horta segura vitória em Sintra

PS pode ter seis vereadores. Marco Almeida deve ter, ao serviço do PSD/CDS, o mesmo que alcançou em 2013 como independente.
Hugo Real 26 de Setembro de 2017 às 08:22
A carregar o vídeo ...
PS pode ter seis vereadores. Marco Almeida deve ter, ao serviço do PSD/CDS, o mesmo que alcançou em 2013 como independente.
Basílio Horta está muito próximo de atingir a maioria absoluta. De acordo com uma sondagem CM/Aximage, o atual presidente da câmara de Sintra reúne 40,4% das intenções de voto, uma subida considerável face aos 26,8% obtidos nas últimas autárquicas. Este resultado significa que o PS pode eleger seis deputados (quatro em 2013), o que lhe daria a maioria absoluta.

Já Marco Almeida, que há quatro anos concorreu como independente, encabeça agora a lista da coligação PSD/CDS. E, segundo esta sondagem, deve repetir os resultados das últimas eleições, ao obter 28,8% das intenções de voto, garantindo quatro vereadores (25,4% em 2013 e o mesmo número de assentos no executivo). De referir, contudo, que há quatro anos o PSD/CDS/MPT teve 13,8% dos votos e elegeu dois vereadores.

A projeção, que indica uma abstenção de 57,4%, revela ainda que a CDU tem uma intenção de voto de 11,9% (12,5% nas últimas autárquicas), o que significa a manutenção de um vereador (Pedro Ventura) no executivo camarário.

Em luta pela eleição está Carlos Carujo, do BE, que nesta sondagem reúne 6,4% das intenções de voto (4,5% em 2013).

Refira-se que, de acordo com esta projeção, a eleição de um vereador do Bloco retira a maioria absoluta a Basílio Horta.

PORMENORES 
Basílio é favorito
Independentemente da sua intenção de voto, 44,4% dos inquiridos acham que Basílio Horta vai vencer as eleições de 1 de outubro. Apenas 16,1% acreditam que será Marco Almeida.

"Assim-assim" domina
27,6% dos eleitores fazem uma avaliação positiva do mandato de Basílio Horta, enquanto 19,5% consideram que foi negativa. A larga maioria, 44,7%, acha que foi "assim-assim".

Melhor do que Seara
Basílio Horta substituiu Fernando Seara e 33,4% acham que fez melhor do que o seu antecessor. 41,9% dizem que foi igual e 12,8% que foi pior.

FICHA TÉCNICA
Universo Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidores de telemóvel.

Amostra Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, atividade e voto legislativo)
e representativa do universo e foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra teve 600 entrevistas efetivas: 276 a homens e 324 a mulheres. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 19 e 21 de setembro de 2017,
com uma taxa de resposta de 81,1%.

Erro probabilístico Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).

Responsabilidade do estudo Aximage Comunicação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)