Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

BE apresenta moção de censura ao Governo

O Bloco de Esquerda anunciou esta segunda-feira a apresentação de uma moção de censura ao Governo PSD/CDS por considerar que o executivo "deixou de ter condições de credibilidade para dirigir o país".
1 de Outubro de 2012 às 15:49
Francisco Louçã
Francisco Louçã FOTO: Hugo Delgado/Lusa

O anúncio foi feito pelo coordenador da comissão política do BE, Francisco Louçã, numa conferência de imprensa na sede do partido.

Na comunicação, Louçã desafiou o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a comunicar imediatamente ao país o "enorme agravamento de impostos que já negociou perante alguns" e "a dizer às vítimas o que já disse aos credores".

"Hoje, o Governo consagrou perante a Comissão Europeia e perante Durão Barroso um conjunto de medidas que são um colossal aumento de impostos que mantém escondido dos portugueses, é a resposta do Governo à decisão do Tribunal Constitucional e, sobretudo, à perda da sua proposta de retirar sete por cento, ou seja, um mês de salário a todos os trabalhadores para entregar às empresas", afirmou o coordenador do BE.

Louçã desafiou depois Passos Coelho "a apresentar-se hoje ou amanhã perante o País e a apresentar a todos aquilo que já negociou perante alguns, a dizer às vítimas o que já disse aos credores, a dizer a toda a gente, porque é assim a democracia, aquilo que propõe que seja o futuro deste sistema fiscal".

"Depois desta medida, o Governo apresenta como se fosse uma compensação um enorme agravamento de impostos que terá mais uma vez efeitos recessivos e destruidores", criticou.

Louçã afirmou ainda que "se o Governo não se apresenta", o BE "obrigará o Governo a que se apresente, perante os portugueses, perante todos, perante quem trabalha e vive em Portugal".

BE francisco louçã moção censura PSD CDS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)