Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

BE saúda Cavaco por defender desvalorização do euro

O deputado do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares congratulou-se este sábado por o Presidente da República ter defendido a desvalorização do euro face ao dólar, considerando que "a realidade" levou Cavaco Silva a abandonar "dogmas ideológicos".
16 de Julho de 2011 às 17:00
"Nós vemos com bons olhos estas declarações do Presidente da República", afirmou Pedro Filipe Soares
'Nós vemos com bons olhos estas declarações do Presidente da República', afirmou Pedro Filipe Soares FOTO: Sérgio Lemos

Em declarações à agência Lusa, Pedro Filipe Soares assinalou que, na terça-feira, o BE apresentou no Parlamento um projecto de resolução que recomenda ao Governo a defesa, junto do Conselho Europeu, de uma desvalorização cambial do euro face ao dólar por parte do Banco Central Europeu.  

Pedro Filipe Soares disse ter esperança que o executivo PSD/CDS-PP venha a defender essa desvalorização, juntando-se ao Presidente da República: "É fundamental que o Governo o faça para que tenha significado, é o Governo que tem capacidade para forçar este debate" na União Europeia.

O Presidente da República, Cavaco Silva, declarou este sábado, no final de uma visita a Caminha, que "gostaria que o euro fosse mais fraco, para que os países da Zona Euro fossem mais competitivos", defendendo que "o dólar deveria valorizar um pouco mais" em relação à moeda europeia.   

Pedro Filipe Soares saudou estas palavras de Cavaco Silva: "Nós vemos com bons olhos estas declarações do Presidente da República. Necessariamente, vão de encontro a um projecto de resolução do BE apresentado no Parlamento, que estamos à espera de poder levar a debate".  

Para o deputado do BE, trata-se de "uma mudança de posição", que acontece porque "a realidade se sobrepôs a muitos dos que eram os dogmas económicos" do Presidente da República, mostrando "que há toda uma base ideológica errada". 

"Pela primeira vez, entre Governo e Presidente da República, existe alguém que diz que é o próprio euro que é o problema" e que é preciso resolvê-lo "recorrendo aos mecanismos que qualquer espaço monetário tem", disse.  

 

bloco de esquerda pedro filipe soares cavaco silva euro presidente da república dólar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)