Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Marcelo elogia Presidente reeleito em Cabo Verde

Presidente salienta "capacidades de liderança" de José Carlos Fonseca.
Lusa 3 de Outubro de 2016 às 10:58
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa FOTO: Lusa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta segunda-feira José Carlos Fonseca pela reeleição como chefe de Estado de Cabo Verde, elogiando as suas "capacidades de liderança".

Numa mensagem publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que os cabo-verdianos deram "um claro e muito expressivo voto de confiança" ao advogado e constitucionalista, que conquistou mais de 70 por cento dos votos, na primeira volta das presidenciais, realizada este domingo, mas que ficou marcada por uma taxa de abstenção histórica, acima dos 60 por cento.

Para o Presidente português, o reeleito "amigo" tem as "capacidades de liderança para continuar o caminho da paz, da democracia e do desenvolvimento sustentável" do "país irmão".

Marcelo destacou que "Cabo Verde é um exemplo de boa governação para toda a África" e "um país que soube crescer mesmo sem dispor de riquezas naturais, mas apostando nas qualidades do seu povo".

Segundo os resultados provisórios (quando estavam apuradas 90 por cento das mesas), Jorge Carlos Fonseca, que concorreu com o apoio do partido do Governo (Movimento para a Democracia - MpD), conquistou 89.644 votos (73,9 por cento).

O estreante reitor da Universidade do Mindelo, Albertino Graça, foi o segundo candidato mais votado, conquistando 27.397 votos (22, 6 por cento).

O repetente Joaquim Monteiro, combatente pela liberdade da pátria, garantiu 4.150 votos (3,4 por cento), aumentando em cerca de 1.300 votos a votação da primeira volta das presidenciais de 2011.

Segundo os dados provisórios, nas eleições presidenciais de domingo, votaram 123.844 eleitores, números que colocam a abstenção nos 63,6 por cento, a mais alta de todas as eleições democráticas realizadas em Cabo Verde.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)